Armazenagem | Vinhos Scopel - Sabor Único! - Flores da Cunha - RS

Mundo do Vinho

Armazenagem

Temperatura:
A temperatura constante é o fator mais importante para a armazenagem do vinho. Se ficar entre 8 e 19° C teremos uma temperatura ideal. As mudanças climática suaves geradas pela troca de estação não interferem, mas temperaturas extremas ou mudanças bruscas são prejudiciais. Como o ar quente sobe, a parte mais alta será sempre mais quente que a baixa, portanto procure colocar os vinhos brancos e rosés na parte de baixo e os tintos nas prateleiras mais altas.

Luz: 
Faça um bloqueio para a luz natural e crie uma iluminação suave no ambiente.

Ventilação: 
Produtos químicos como tintas e material de limpeza devem ficar longe de sua adega. A circulação de ar corrente irá manter o ambiente livre de maus cheiros que podem vir a afetar o aroma do vinho.

Umidade: 
A umidade ideal deverá ficar entre 60 e 80%. Se os níveis ficarem acima disso, o vinho não será afetado, mas se ficar abaixo deste nível, a rolha ressecará e encolherá, podendo prejudicar e muito o seu vinho.

Sossego:
Os vinhos devem ficar em locais livres de movimentos. Conserve os vinhos isolados do chão e longe de paredes. Pela movimentação necessária, a geladeira não é apropriada para armazenagem do vinho. Além do que o abrir e fechar implica em mudanças de temperatura.

Posição: 
Garrafas de vinho devem ser armazenadas deitadas. Assim, é garantido que a rolha permanecerá molhada, evitando o ressecamento da mesma, pois manterá o contato com o vinho e a umidade.