Degustação | Vinhos Scopel - Sabor Único! - Flores da Cunha - RS

Mundo do Vinho

Degustação

- Cuidados com a taça:

Tome cuidado quando for lavar pois os resíduos de detergente podem deixar o gosto “ensaboado”.


Etapa 1 : O Exame Visual:

Após servir o vinho (Sirva no máximo 1/3 da taça) você deverá segura-lo pela haste, senão o vinho será aquecido e acabará mudando de sabor. Faça uma análise de sua cor, é simples como olhar um alimento qualquer, se a cor estiver estranha, o alimento pode estar estragado.


Etapa 2 : O Exame Olfativo:

Um dos pontos importantes na degustação de um vinho é a análise dos aromas. Vale ressaltar que você não irá reconhecer um cheiro que nunca sentiu antes. Se o cheiro não estiver agradável, o vinho pode ter se transformado em vinagre. Para uma futura comparação, faça o exame olfativo sem girar a taça.


Etapa 3 : O Segundo Exame Olfativo: 

Gire a taça para que os aromas se misturem com o ar, afinal, lembre-se que a bebida ficou lacrada e teve pouco contato com o oxigênio desde então (também é por isso que a taça deve ser servida até 1/3, para dar espaço ao oxigênio). Após alguns movimentos, os aromas irão se misturar com o ar e você poderá sentir novos aromas, além dos anteriores que podem se apresentar modificados. Faça o segundo exame com delicadeza e aproveite ao máximo os aromas do vinho.


Etapa 4 : Provando o Vinho:

Vamos à melhor parte do ritual, beber o vinho. Tome um gole, mas faça-o lentamente, não é para engolir tudo de uma vez, passeie com a bebida pela boca (sem exageros) e só então engula. 


Etapa 5 : Avaliação:

Preste atenção na parte traseira de sua língua, perceba se o sabor do vinho permanece lá e fica dando a impressão de ainda estar na boca. Grandes vinhos permanecem no paladar por vários minutos.